Como funciona o mercado de trabalho solar?

No post de hoje apresentaremos um pouco do vasto mercado de trabalho solar e suas possibilidades.

Muitas pessoas nem imaginam, mas o Brasil é um dos países que mais  emprega contribuintes no setor de energias renováveis. O ramo de energia solar só vem expandindo e abrindo horizontes nunca antes avistados. De vendedores à instaladores, nos últimos anos, o número de pessoas empregadas por conta das energias renováveis superou toda e qualquer expectativa, havendo considerável abundância e olhos iluminados por parte daqueles que, de alguma maneira, se identificam com a atividade,  isso sem contar nas novas áreas de atuação, provindas do notável aproveitamento do sol.

São muitas as possíveis áreas de ocupação no que tange a energia solar, por isso, é de extrema importância que você pesquise com cuidado para descobrir exatamente qual delas te chama mais atenção e desperta o interesse para a atuação. Você pode tirar muitas dúvidas acessando nosso site, e, se preferir, também pode nos escrever. Será gratificante poder ajudá-lo a percorrer um caminho tão luminoso e energético como este! Nada melhor do que poder dialogar com pessoas da mesma especialidade para entender, com clareza, como funciona o mercado de trabalho solar.

Pra você que pretende mudar de carreira e não sabe muito bem por onde começar, ou então está um pouco perdido com os testes vocacionais, sem saber, de fato o que gosta, ou desgosta,  acompanhe nosso conteúdo para se atentar às nossas valiosas e iluminadas dicas. 

Esperamos te inspirar com a postagem de hoje. Acompanhe até o final e descubra quais desses ofícios são ideais para o seu perfil profissional. Entenda, ainda, sobre as diversas profissões que lidam com energias renováveis, as formações necessárias para cada tipo de carreira e descubra, hoje mesmo, como funciona o mercado de trabalho solar!

Quais os diferentes tipos de emprego para profissionais de energia solar?

Como dito anteriormente, são numerosos os setores empregatícios em que um profissional de energia solar pode atuar. Tudo irá depender do nível de conhecimento que ele detém, juntamente com seu perfil pessoal e aspirações individuais. Quanto mais capacitado e habilidoso for um funcionário, mais ele irá se destacar na função desejada e progredir profissionalmente. Abaixo listamos algumas das vagas mais disputadas pelo público e suas respectivas funções:

1- Comercial e vendas

Mais do que entender como funciona o mercado de trabalho solar, o profissional responsável por essa atividade precisará compreender como vender sistemas fotovoltaicos, se utilizando de estratégias apuradas de marketing pessoal, técnicas de vendas, prospecção de leads e fechamento de contratos, além de lapidar a persuasão. É importante que o profissional faça cursos de especialização em vendas e conheça profundamente o produto que está vendendo.

 

2- Projetista

O projetista de sistemas solares também deverá ter conhecimento básico sobre as novas energias e equipamentos mais usuais, se deseja progredir na profissão. Além disso, uma especialização em projetos ou energia solar, conta muito no currículo, fazendo com que o trabalhador se destaque positivamente e aprimore seus conhecimentos e técnicas de engenharia. É possível encontrar muitas vagas disponíveis em plataformas digitais, como LinkedIn e Catho. É só repaginar seu currículo e enviar para as empresas de sistema solar.

3- Instalador de energia solar

Uma das vagas mais requisitadas na área de energia solar é a instalação de sistemas. O instalador deverá ter vasto conhecimento das ferramentas e equipamentos utilizados no dia-a-dia, além de habilidades físicas para escalar grandes alturas e instruções acerca da eletricidade. Acima de tudo, a pessoa contratada para instalar sistemas fotovoltaicos, deverá saber como montar, manusear e dar suporte aos investidores, quando necessário. Não é somente o setor comercial que faz uma venda com excelência, cabe ao restante da equipe, continuar o processo de venda após ser finalizado, assegurando qualidade ao produto vendido.

A importância de um trabalho integrado 

Muitas empresas solares vêm apostando em um trabalho integral, que assegura todos os processos necessários, desde a venda e demonstração do produto, até a instalação do sistema fotovoltaico. Esse trabalho garante maior credibilidade e segurança aos compradores de energia, que compreendem com transparência como funciona o mercado de trabalho solar. Um profissional qualificado é aquele que conhece um pouco de todas as áreas de atuação da empresa a qual presta serviço.

Refletindo e concluindo

Pra você que está pensando em apostar na carreira fotovoltaica, a nossa dica de hoje é pesquisar muito sobre a área, conversar com profissionais que já atuem no mercado de energias alternativas e pontuar suas melhores características e habilidades, assim como em qualquer outra vocação. Nós da SOLTAIC ENERGIA SOLAR asseguramos uma carreira brilhante para quem se preocupa com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta.
Quem sabe você não vem trabalhar com a gente?
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje e tenha entendido um pouquinho de como funciona o mercado de trabalho solar.

paulodenardi

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *